
Em Lucas 5:10, para alcançar a comunidade Jesus utilizou a frase "Vos farei pescadores de homens", que é o mesmo que "de gente". Ele usou o termo "pescar" e não "caçar". Percebeu? Caçar é agressivo; pescar é mais gentil. O caçador localiza e atira de longe, geralmente encoberto pelas ramagens de um arbusto; o pescador, sabendo que os peixes não enxergam fora d’água, observa tudo ao redor e os atrai para morder a isca. Na caça utiliza-se a mesma munição para acertar todos os alvos; na pesca, há vários tipos de isca, uma para cada grupo de espécies de peixe. O caçador deve dar o melhor tiro e pronto; o pescador arremessa longe ou próximo da margem, conforme sua necessidade em atingir o melhor ponto do mar devido às marés; ele também sabe recolher a linha conforme cada tipo de peixe fisgado.
Na caça: Ser bom atirador é essencial; na pesca, qualquer um pode jogar o anzol.
Alguns princípios de pescaria são:
1- Precisamos conhecer o que estamos pescando. Jesus sabia o tipo de pessoas que devia ganhar, Mt 15.24: "Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel". Qual era o alvo evangelístico de Jesus? À quem Ele foi enviado para ganhar? ...as ovelhas perdidas da casa de Israel. Aqui na cidade, não estamos interessados em ganhar pessoas que já participam de alguma igreja - esse não é nosso alvo - nosso alvo são pessoas sem-igreja. São esses que queremos pescar! O princípio número dois é:
2- Temos que aprender a pensar como um peixe. Jesus sabia o que as pessoas pensavam; sabia muito bem que tipo de fome elas sentiam - podia reconhecer suas necessidades primordiais.
Nós temos um problema: "Quanto mais tempo faz que somos crentes, menos nós pensamos como um não-crente pensa." Se o paletó dificulta a aceitação por um grupo determinado de pessoas, então às favas com o paletó! Arranque a gravata e vá "pescar" de jeans e tênis! Tem crente que faz evangelismo na praia utilizando terno... Afinal, você é servo de Jesus Cristo ou testemunha de jeová? É legalista como os adventistas ou pode sentar num bar, bebendo uma coca-cola e impregnando o ambiente com a unção que foi derramada sobre a sua vida?
3- Temos que priorizar o peixe que está mordendo a isca. As igrejas que crescem são aquelas que dão atenção às pessoas mais interessadas no Evangelho. Digo isto porque existem pessoas que não estão interessadas em "morder" a isca. Querem apenas as "bênçãos" e pronto. Outras nem as bênçãos lhes causam interesse, pois tem o coração muito duro. Uma vez Jesus disse aos discípulos: "Se ninguém vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés" (Mt 10.14). Isto é uma ordem que devemos administrar com bom censo.
4- Devemos pescar os peixes onde eles estão. Nisso, nós crentes, somos muito engraçados: viemos para a igreja e esperamos que os não-crentes venham também. É como se disséssemos: "Ah! Eis aqui um lago, e tem sombra! Vou ficar aqui pescando". Mas os peixes não estão neste lago. Estão no rio...talvez estejam em alto mar!!! Irmãos, para ganhar pessoas para Jesus nós temos que ir aonde elas estão. Onde estão nossos peixes? Eles estão no seu lago! Eles estão em nossos círculos de relacionamentos: família, parentes, conhecidos, vizinhos, colegas, amigos... Podem estar nas ruas, nos becos, favelas, comunidades carentes onde ninguém quer ir... Podem estar morrendo sem oxigênio na poluição das drogas, nos presídios, prostíbulos...
Conclusão
Jesus disse que você foi feito por Ele um pescador de gente para o reino de Deus! Deus tem muitos anjos, mas eles não foram designados para tal obra. O que eles fazem é torcer para a salvação. E quando conseguimos alcançar alguém, eles festejam como se um gol tivesse sido marcado. Eu quero dizer que chegou a hora de você fazer a melhor pescaria da sua vida!
Gilson Cunha