quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Existe ritmo certo para louvar a Deus ?


Não permita que o diabo te engane dizendo que 'esse' ou 'aquele' ritmo 'pode' ou 'não pode' ser usado para se louvar a Deus. Explicação: 

Em um conceito muito profundo a música (harmonia + melodia + ritmo) que experimentamos na terra é um reflexo do que acontece na dimensão eterna onde Deus habita. É como uma 'metáfora' da grande realidade que existe no Céu. Os anjos adoram a Deus antes de tudo existir, e continuarão assim eternamente, pois foi o próprio Deus quem criou a música. Os homens (Gênesis cap 4:21), por intermédio do clã de Jubal criaram os primeiros instrumentos simplesmente para imitar os sons da natureza criada por Deus (sons das águas de um rio, pássaros, rugido das feras, vulcões, etc..) e com isso poder interagir com o sobrenatural (um Deus que ainda não conheciam).

Este Deus resolveu então se revelar (de algum jeito que não podemos nem conjecturar) a Enos (Genesis 4:26), isto num momento em que, quando tentavam reproduzir algum tipo de música 'tribal', com certeza se resumia em atabaques, tambores, instrumentos feitos com tripa de animais e hastes de madeira, conchas, ossos, etc. No versículo em questão diz 'harpa e órgão', porém a tradução literal do hebraico dá a entender que se tratava de objetos sonoros com todos os ingredientes acima, contudo nada parecido com as harpas e os órgãos utilizados no período clássico de Israel, no tempo de Davi e Salomão. Por essas e outras, meus irmãos, louvem bastante a Deus, com todos os ritmos; com ordem e decência, sempre adequando da maneira certa cada ritmo para o local certo onde ele possa ser reproduzido.

Sei que muitos cristãos são contra alguns ritmos simplesmente porque 'mexem' com o corpo da gente, pois não conseguimos ficar parados e extravasamos com danças. A dança é consequência da música misturada a alegria que sentimos, e já que a alegria do Senhor é a nossa força, e é uma alegria extremamente saudável, cujas fontes vem de Deus e não dos sentimentos carnais, devemos e precisamos dançar - e com muita alegria, pois somos humanos e servimos a um Deus que nos ama em toda nossa essência. Viva sem limites e sem restrições toda felicidade e alegria que Deus te garante, pois como diz a máxima, "é possível conhecer o espírito de um povo através da música que ele canta". Cante e dance bastante, mas entende que a maior revelação nisso tudo é o bom censo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário